quarta-feira, 18 de maio de 2011

Viver sobre caminhos-de-ferro

Em Jakarta, milhares convivem diariamente com o comboio. Não tendo outra hipótese senão viver perigosamente, optam por prevenir eventuais acidentes
Na Indonésia, em Jakarta, milhares de pessoas vivem em bairros de lata atravessados por vias-férreas. Os comboios passam de dez em dez minutos. Apesar do perigo que representam, os habitantes mantém as suas actividades diárias, sem especiais cuidados. Tarefas domésticas, brincadeiras de crianças e até mesmo as leituras do Corão acontecem a uns escassos metros das vias ou mesmo em cima delas, relata o Courrier Internacional.

O bairro existe desde a década de 1990. Centenas de pessoas instalaram-se no terreno ainda vago. Hoje são milhares a habitar em barracas, com poucos metros quadrados. Num dos bairros, localizado a 500 metros da estação de Jakarta, há quem aproveite para fazer negócio, através do arrendamento de quartos ou recorrendo a pequenos comércios, como a venda de fruta.

Todos sabem do perigo que correm; alguns já assistiram à morte de quem não prestou atenção ao comboio que se aproximava. Mas, não tendo outra hipótese senão viver perigosamente, optam por prevenir eventuais acidentes. Algumas comerciantes pagam a um funcionário ferroviário para que as alerte da passagem de mais um comboio.

@ http://www.fatimamissionaria.pt/artigo.php?cod=19245&sec=8 15.05.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário