quarta-feira, 23 de março de 2011

Descriminação positiva para bairros sociais

Torcato Ribeiro ainda se lembra da inauguração da habitação social na urbanização Nossa Senhora da Conceição em 1979.
Um equipamento muito necessitado na ocasião que congregou famílias com dificuldades. Os bairros sociais, rapidamente foram estigmatizados e criaram-se até designações injuriosas. Era urgente a sua recuperação após 30 anos sem qualquer intervenção. As obras começaram em Outubro. Torcato Ribeiro regozijou-se com as intervenções, mas lembrou a maioria que é necessária nos bairros problemáticos, “uma descriminação positiva”. “Precisamos de ter outro olhar com estas pessoas e também com os edifícios adjacentes, o parque, por exemplo, precisa de um piso novo”, denunciou. “Amontoarmos famílias no mesmo espaço não é solução porque potencia a exclusão e cria sociedades fechadas”.

António Magalhães lembrou que já é a Câmara quem assume parcialmente as rendas e assegurou ainda que não se fará mais habitação social em Guimarães. O autarca garantiu a atenção da Câmara face aqueles fogos habitacionais, mas observou, “aquilo já foi uma desgraça e agora está razoavelmente bem, mas a verdade é que muitos moradores ainda não têm o comportamento adequado”. Já no final da reunião, Magalhães deixou a garantia que depois de concluídas as intervenções, uma brigada da Câmara vai passar a pente fino a zona envolvente e corrigir o que houver para corrigir. Cerca de 22 milhões de euros foram investidos nos últimos três anos em obras de casas do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), um investimento que até 2012 deverá chegar aos 55 milhões. Segundo os dados facultados pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, as intervenções abrangem 2.912 fogos, o que corresponde a uma em cada três casas do IHRU, que tem um parque habitacional a rondar as 12.500 fracções, distribuídas por 136 bairros de Norte a Sul do país.
Este trabalho, que inclui a reparação ou substituição de coberturas, impermeabilizações e isolamentos, tratamentos de betão da estrutura, pinturas e substituição de caixilharia, portas, redes de água, esgotos e gás, entre outras intervenções, faz parte de um programa de reabilitação dos bairros que até 2012 atingirá os 55 milhões de euros de investimento. Em Guimarães, as obras abrangem 366 casas do Bairro Nossa Senhora da Conceição. Ainda no primeiro semestre de 2011, 73 fracções da avenida S. Gonçalo também serão intervencionadas.

COMENTÁRIO: Vivo aqui desde 1979 e tanto eu como vários vizinhos sempre tentamos dar-nos bem com toda a gente.Mas realmente á pessoas que só no meio dum monte dentro de uma barraca de campismo é que estavam bem, porque passam o dia todo na rua e as casas todas sujas mal tratadas cheias de cheiros que incomodam todos os vizinhos.Dão-se ao luxo de colocarem os carros deles atrás dos nossos e temos que esperar que suas Exªs. venham tirar os deles quase ás meias horas.Há dias que tive que entrar na casa dum desses senhores que me mandou entrar estava na e deu-me as chaves do carro dele para eu o tirar.Quando saí de dentro dessa casa a minha vontade era meter-me debaixo dum chuveiro com roupa e com tudo,não suportei o cheiro que se entranhou em mim.Por isso peço ao Sr.Presidente Magalhães o favor de realmente mandar passar por aqui os ficais várias vezes após a obras porque vai haver muitas pessoas que vão dar cabo de tudo.Obrigado pela atenção meus cumprimentos


http://www.expressodoave.com/detalhe.php?id=111  

2011-02-02

Sem comentários:

Enviar um comentário